Organização Pessoal: Como dar conta de tudo?

Dicas para produzir mais, com organização.

28 de janeiro de 2016     Dicas, Organização     nenhum comentário

Eu não sou o maior exemplo do mundo no assunto organização, mas também não sou um desastre. Por isso, hoje eu vim trazer esse post com algumas dicas que vão te ajudar a ser uma pessoa mais organizada, ou pelo menos não enlouquecer nas tantas obrigações que temos no dia-a-dia.

Conseguimos fazer tudo o que precisamos sim, basta ter: ORGANIZAÇÃO!

organizacao

O QUE TE DISTRAI?

Acho que o passo mais importante para ser uma pessoa mais organizada é identificar o que nos tira a atenção. No meu caso: facebook e lojas online, com certeza. Tem horas que eu preciso focar num trabalho X e quando percebo estou há hoooooras rolando o feed do facebook ou olhando TODOS os produtos de uma determinada loja, se for de maquiagem então, ferrou! porque vou olhando os produtos e pesquisando swatches no google ao mesmo tempo, daí acaba o dia eu fiz o quê? Nada!

Identificou o que te distrai? OK. Elimina.

Se eu sei que o facebook tira a minha atenção do trabalho, procuro não abrí-lo na hora em que eu preciso trabalhar. Como eu disse, não sou a pessoa mais perfeita nesse assunto, as vezes eu abro sim o facebook e fico lá um tempão, mas quando percebo que já perdi uma parte preciosa do meu tempo, fecho a janela! Essa dica é um exercício diário.

PROCRASTINAÇÃO

Confesso, eu tenho esse hábito. Mas já estou na luta para mudar!

Se você sabe que tem um prazo a cumprir daqui a 2 semanas, porque não resolver a pendência logo e ter o resto do tempo livre para fazer outras coisas? Em caso de trabalho, seu cliente com certeza vai amar receber aquela notícia de que você terminou o que precisava ANTES do tempo.

A primeira dica do post é a chave para solucionar o problema da procrastinação. Fuja das distrações.

(Se meu marido ler esse post, aposto que ele vai pensar: porque ela não faz isso? rsrsrs) #sorry

ANOTE, USE AGENDA, FAÇA LISTAS

1. Calendário (de mesa ou no celular)
Você lembra o que é um calendário de mesa ou já incorporou a tecnologia de vez na sua vida? Bem, a verdade é que tanto faz ser de papel ou no celular, o importante é você criar o hábito de usar um calendário, pois nele você anota os compromissos mais importantes e, no caso do celular, coloca o alarme para te lembrar de tudo.

2. Agenda
De papel mesmo, e de preferência de um tamanho que dê pra levar na sua bolsa, acho importante ter sempre em mãos para anotar os compromissos na hora em que surgirem, sem deixar para depois e correr o risco de esquecer.

Ah! O fato de você pegar papel e caneta e escrever, te ajuda a “guardar” a informação na memória por mais tempo também :) #curiosidades

Não gosta de escrever? Tá bom, tá bom… pode usar uma planilha no computador, DESDE QUE você fique sempre acessando para checar o que tem anotado lá.

3. Listas de Tarefas
Quem mais, além de mim, vive de listas? Eu costumo fazer listas pra tudo! Compras, posts, médicos, trabalhos a fazer… Todos os dias eu faço uma lista das coisas que eu quero resolver no dia. A melhor sensação da vida de uma pessoa organizada é terminar o dia com todos os itens de uma lista riscados :) esse hábito eu adquiri trabalhando mesmo, depois de esquecer algumas informações importantes e levar bronca do chefe simplesmente porque não anotei.

PRIORIDADES

Tudo na vida é uma questão de prioridades, vocês não acham? Ao fazer sua lista de tarefas do dia, não queira “abraçar o mundo com as pernas”, saiba o que é prioridade para aquele dia e o que pode ser resolvido sem problemas amanhã. Mas tem que ser sincero hein? Nada de dizer que um trabalho X não é prioridade porque ainda faltam duas semanas para a data de entrega, não entre na procrastinação, rs.

ARRUME SUA MESA DE TRABALHO

Seja na empresa ou em casa, mantenha sua mesa de trabalho arrumada. Canetas no estojo, papéis na pasta, cadernos na gaveta… Esse é o item que eu mais peco, mas sinto total diferença quando arrumo meu local de trabalho. Depois de uma boa faxina você consegue encontrar tudo o que quer e dá um ânimo a mais para produzir.

– – – – –

Simples, não é mesmo? Não, não é simples! Requer força de vontade todos os dias, mas garanto que funciona!

Eu sou a louca das anotações, tenho um caderno para cada área (blog, trabalho, empresa…). Além de conseguir fazer tudo o que eu preciso, amo papelaria e faço questão de ter as agendas mais fofinhas rs.

E vocês? Que métodos usam para se manterem organizados?

Palavras-chave: , , ,

Posts Relacionados

Comentários

Comente com o Facebook

Comente com o seu E-mail

Seu nome:
Seu e-mail:
Seu blog:
Mensagem: